Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009

O síndroma do banco triplo

Com o tempo que passo dentro dos transportes públicos, nomeadamente no metro, dei por mim a pensar que existe um fenómeno relacionado com os lugares dos passageiros... Isto porque agora naqueles metros que mais parecem acordeões, com o harmónico a separar as carruagens, há uns bancos laterais nos quais, supostamente, se sentam três pessoas. E hoje deu-me para começar a pensar que existe um sintoma do banco triplo... Pois bem...

 

Para começar a viagem é feita como os caranguejos, de lado... Por mim não há qualquer tipo de  problema que eu não enjoo, nem mesmo na estrada mais aos sss... Tanto se me dá...

 

Depois, o verdadeiro dilema começa com a ocupação dos ditos Bancos Triplos. Estando o banco vazio, levanta-se a questão: pontas ou centro? É melhor sentar-me deste lado ou mesmo  no meio? Não é raro verificar que a maioria opta pelas pontas. A meu ver por dois motivos:

 

1.º-  Se chegar mais alguém pode sentar-se no outro extremo sem perturbar. Estando a outra pessoa afastada, temos a nossa "bolha" salvaguardada de intrusões e incómodos.

 

2.º- Temos além do encosto um apoio lateral. A viagem torna-se mais confortável e há mesmo quem se permita adormecer, mesmo que só entre poucas estações.

 

Mas há sempre quem se sente no meio, de pernas afastadas e ar de poucos amigos... Como se estivesse a ocupar o mui aguardado trono... Diria quase numa atitude egoísta... Não pretendo parecer sexista, mas na maior parte dos casos são elementos do sexo masculino que optam por este lugar.

 

Adiante... A verdadeira crise surge na hora de ponta em que os lugares sentados estão todos sempre ocupados... E com a crise vem a minha dúvida... Desde quando é que aqueles bancos são para três pessoas? Tudo bem, cabem lá as três, mas... Vão mais espremidos do que em pé... Vai o cotovelo do vizinho encostado ao ombro do do lado, num encaixe incómodo mas mais unido que peças de Lego. Por mim aqueles bancos não têm utilidade em horas sem movimento... E mais nada.

 

 

Foi... Com olhos de ver às 16:14
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Quem sou eu...

Bisbilhotar por aqui...

 

Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ultimamente...

Narizes empinados

Ajudar a Marta

Café e água das pedras

Sentou-se e esperou

Cor-de-Rosa

Apetecia-me

...

O síndroma do banco tripl...

Publicidade - Versão 2.2

Publicidade - Versão 2.1

Senhor da mercearia

Crescer

Publicidade - Versão 2.0

Mais um dia

Desafio... Venha ele...

Águas Passadas...

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds